sexta-feira, 25 de março de 2011

Simpósio de Arte como Terapia

1º Simpósio de Arte como Terapia


A Liga Acadêmica de Humanidades Médicas acredita que a arte é uma forma de se atingir o humano, pela sensibilização e catarse intrínsecas. E para demonstrar que a arte também pode ser uma forma terapêutica, juntamente com grandes profissionais da área, nos prestamos agora a realizar o 1º Simpósio de Arte como Terapia.
Confira a programação do evento:
SEXTA-FEIRA – 01/04/2011
18:00 – 18:30 – Credenciamento
18:30 – 19:30 – Abertura
Prof.ª Rosuita Fratari Bonito – Coord. Docente da LAHM;
Componentes da LAHM;
19:30 – 21:00 – Mesa redonda: O que é arteterapia?
Sandra Meire de Oliveira Resende Arantes – Arteterapeuta e Psicopedagoga Clínica e Institucional.
Dora Santoth – Arte educadora, Artista Plástica e Arteterapeuta; Especialista em terapia de Reiki Quântico e Corporal de Massopsicoterapia.
Maria Helena Dias e Silva – Professora de Arte Contemporânea e Artista Plástica.
21:00 – 22:00 – Apresentação musical
Grupo musical do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli
22:00 – Coquetel


SÁBADO – 02/04/2011
08:00 – 09:00 – A utilização da arte na formação de profissionais da área da saúde
Ms. Maria Augusta Silvestre de Melo
Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Criatividade; Arteterapeuta; Psicodramatista; Especialista em Psicologia Clínica, Educadora Perinatal e Doula.
09:00 – 10:00 – A utilização da Musicoterapia na área médica
Ms. Elcione de Lima
Mestre em Musicologia pelo CBM/RJ, especialista em Musicoterapia pelo CBM/RJ, especialista em Musicoterapia na Saúde Mental pela UFG/GO, Saúde Coletiva e Saúde Ocupacional pela UFU/MG, entre outras.
10:00 – 10:15 – Coffee-Break
10:15 – 11:00 – Relato de caso: Anjos da Alegria
Grupo multiprofissional (teatrólogos, médicos, musicistas, psicólogos) que atua no Hospital do Câncer de Uberlândia e Hospital Santa Clara.
11:00-12:30 – OFICINAS
12:30-14:00 – Intervalo para Almoço
14:00-15:00 – A arte como recurso para o resgate da auto estima em idosos
Márcia Helena Sousa Rodrigues da Cunha
Artísta Plástica e Arteterapeuta.
15:00-16:00 – A Dança terapêutica
Adélia Maria Bufoni Costa
Médica patologista, especialista em Abordagem Holística e Dançaterapia.
16:00-16:30 – Coffee-Break
16:30-18:00 – OFICINAS
18:00-18:30 – Encerramento


As oficinas ministradas serão:
1. Fênix: Renascendo das cinzas
Trabalhando a renovação e transformação através de desenho e pintura.
Facilitadora: Maria Helena Dias e Silva – Artista plástica, professora de Arte Contemporânea, Arteterapeuta em formação.
2. Juntando os cacos e cacarecos
Oficina ministrada com sobras e descartes.
Facilitadora: Leila Cristina Abdalla Goya
Graduada em Educação Artística – Artes Plásticas, especializada em Arteterapia. Coordenadora das oficinas do atelier “Juntando os cacos e cacarecos” em Uberlândia, MG.
3. Música e saúde: O abraço musical e suas terapêuticas
A oficina de musicoterapia tem como finalidade principal a utilização  estruturada da música como processo criativo, para desenvolver e manter o máximo potencial humano. São atividades planejadas através das experiências musicais que possibilitam a auto espressão, comunicação e criação musical do ser a fim de promover e desenvolver habilidades nas esferas da comunicação e interação, no funcionamento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. E um espaço em que o desenvolvimento pessoal e transpessoal são facilitados pelo silêncio e som: através dos elementos musicais como rítmo, melodia e harmonia desenvolvidos pela  participação ativa (cantar, compor e tocar instruemntos musicais) e passiva (ouvir, perceber e interpretar). Assim, fortalece e acorda no nível da criação, a consciência individual e social enfatizando o respeito, a aceitação, a empatia e a harmonia consigo e com o outro.
Facilitadora: Ms. Elcione de Lima
Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM/RJ). Especialista em Musicoterapia, Musicoterapia na Saúde Mental, Métodos e Técnicas em Música, Educação Especial , Saúde Coletiva , Saúde Ocupacional , Gerontologia Social e Música no Século XX.
4. A alma do corpo
A partir da linguagem corporal, plástica e sonora, com foco  na relação corpo mente, pretende-se  provocar  através da auto percepção,  o reconhecimento  do próprio corpo,  percebendo que este ao abrigar  uma mente, necessite  estar em sintonia e  harmonia na  conexão   que favorece e estabelece  a ponte de equilíbrio, explorado neste processo da saúde  mental/física, simbolizada na sua essência como: “A Alma do Corpo”.
Facilitadora: Dôra Santoth
Arte educadora, Artista Plástica e Arteterapeuta pela UFG/GO; Especialista em terapia de Reiki Quântico e Corporal de Massopsicoterapia; Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia-Go, Centro de Atenção Psicossocial – Caps Vida.
5. Essência em Movimento
Descobrindo o corpo como ferramenta de cura e alívio, trabalhando a arte da dança e toda sua energia renovadora.
Facilitadora: Cláudia Roberta Nunes Batista
Psicóloga e Dançaterapeuta.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ACONTECENDO DE SEGUNDA À SEXTA,  DAS 12 ÀS 13H, NAS BIBLIOTECAS DOS CAMPOS STA. MÔNICA E UMUARAMA. Não perca tempo, as vagas são limitadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário