sexta-feira, 11 de março de 2011

Medicina Holística

Você conhece Medicina Holística?


     A evolução da Medicina nas diversas culturas, ao longo da História da Humanidade, evidencia muitos momentos diferentes. O avanço de técnicas propedêuticas cada vez menos agressivas e mais específicas, e a manipulação requintada de substâncias químicas, vêm permitindo por décadas, tratamentos bem menos agressivos que aqueles utilizados nos primórdios da prática alopática. No entanto, a abordagem propedêutica e terapêutica que desvincula corpo, emoções, mente e espírito, fragmenta também a compreensão do indivíduo já debilitado, sobre o real estado em que se encontra, e os recursos naturais de que dispõe para o restabelecimento do seu fluxo natural de saúde e vitalidade.
     No Ocidente, no início dos anos 80, começou a emergir na mundialmente influente potência econômica e científica norte-americana, pelo cientista austríaco Fritjof Capra, o reconhecimento de um movimento em curso, em direção ao pensamento sistêmico, em todas as áreas do saber. Pode-se dizer que resultou daí uma popularização do termo“holístico”(do grego ‘holos’, ‘totalidade’, refere-se a uma compreensão da realidade em função de totalidades integradas cujas propriedades não podem ser reduzidas a unidades menores).
     Na área da Saúde ganhamos todos, individual e coletivamente. Ganhamos a possibilidade de retomar técnicas ancestrais de abordagem, que por um tempo foram desacreditadas e consideradas sem valor científico. Ganhamos a possibilidade de ir além e retomar um contato mais consciente com nosso próprio corpo, e acessar em nós mesmos muitos recursos de tratamento e cura que permaneciam desconhecidos ou esquecidos.
     O futuro que esperávamos em relação à eliminação de tantos males em nossos corpos e civilizações, finalmente chegou. É uma questão de coragem e escolha pessoal retirar os elementos que velam essa grande verdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário