sexta-feira, 15 de junho de 2012

Marcha do Parto em Casa


 
"Nesse sábado, dia 16 de junho, às 14h, Uberlândia fará parte do movimento que acontecerá em todo o Brasil, a Marcha do Parto em Casa.
Trata-se de um marco na história do nosso país e não poderíamos deixar de participar. No futuro, nos lembraremos desse momento símbolo de mudança do papel social da mulher.
Defendendo a autonomia sobre seus corpos e posicionando-se como protagonistas do parto reafirmam o novo modelo de sociedade em que homens e mulheres dividem influência, responsabilidade e poder.
Instintivamente, a mulher que tem a oportunidade de conhecer o parto ativo, o parto com amor e, por que não, o parto com prazer, reconhece imediatamente que seus direitos vêm sendo-lhe usurpados.
O principal papel da Marcha e de todo o movimento pela humanização do nascimento é o de mostrar que existe uma opção melhor, mais bonita e que faz muito mais sentido.
Mostrar mulheres que parem seus filhos em casa traz de volta a imagem do nascimento como um processo natural e faz com que outras mulheres voltem a acreditar em sua capacidade. Ainda mais, as fazem questionar o porquê de tanto medo. Se algumas podem transformar o nascimento em um momento festivo e familiar, por que a maioria ainda o teme?
Mas no Brasil, a mulher que escolhe ter seu filho em casa é duramente criticada, apesar de estudos internacionais que demonstram sua segurança em gestações de baixo risco. Elas não são as únicas. As mulheres que escolheram dar à luz dentro dos hospitais, mas sem intervenções médicas desnecessárias, na posição que lhes pareceu mais confortável, junto a seus familiares, também já foi criticada duramente. O mesmo movimento que hoje organiza a marcha conseguiu, após praticamente 10 anos de ativismo, que o parto humanizado hospitalar se tornasse aceito e hoje fosse defendido publicamente pelo Ministro da Saúde.
Não vamos nos omitir no momento em que a luta por novas conquistas se inicia. Vamos dar as mãos pelo direito de fazermos as melhores escolhas."


   (No vídeo abaixo apenas um, dos inúmeros exemplos, de como a vida pode ser simplesmente... lindíssima, natural.

Adélia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário