sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ecovilas/comunidades internacionais pluriculturais

        Certa vez ouvi de um amigo, (jovem executivo que hoje destaca-se no cenário empresarial brasileiro), que duas coisas promovem extraordinário desenvolvimento do potencial humano: o estudo de música e idiomas. Na época eu já havia iniciado o estudo de quatro línguas, duas do grupo anglo-saxão (inglês e alemão) e duas do grupo latino (espanhol e francês). Por curioso interesse nas culturas diversas, fui descobrindo, com certo deslumbramento, os encantos e mistérios de outros povos, raízes diferentes e comuns a todos nós. Foi esse o primeiro passo de um caminho extremamente prazeroso e rico de experiências, descortinando horizontes e despertando meu interesse também por outras formas de linguagem, especialmente as não-verbais.
        As vivências de viagens de turismo ou como curtos períodos de imersão para estudo em cidades multiculturais do Canadá auxiliaram-me a reconhecer o poder que advém da aceitação da diversidade. Já dizia o imortal Saint-Exupéry: “Si tu es différent, loin de me léser, tu m’enrichis” (se você é diferente, ao invés de me prejudicar, você me enriquece).
       Hoje incorporo às minhas atividades o ensino de idiomas, através de um método próprio, fundamentado no mergulho na arte e na cultura de grupos lingüístico-geográficos, como distribuídos atualmente pelo globo. 
Afirmo atualmente, sem sombra de dúvida, os benefícios do poliglotismo ou mais abrangentemente da pluriculturalidade, que se estendem a indivíduos e grupos, na medida em que propiciam a dissolução da rigidez linear, unifocal, que nos legou a contundente Era Industrial que agoniza.
       Inúmeras ecovilas/comunidades internacionais como Auroville Findhorn, Damanhur e outras tantas dispersas por todo o planeta, já exercitam essa forma de convívio social, contando com habitantes oriundos de muitos países, com o objetivo de experienciar a almejada pacificação humana, num contexto concreto, cotidiano, que às vezes simplifica a burocrática diplomacia internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário